top of page

G-CODE em rapid-pcb.com

INTRODUÇÃO


O site rapid-pcb.com gera arquivos em formato .txt, .cnc, .ncc, .nc. tap e .plt com códigos G para utilização em máquinas fresadoras CNC; a partir de arquivos Gerber carregados para o site.


COMO GERAR O CÓDIGO


Assim que abrir o site, você verá uma placa com o logo do site no meio da tela e uma aba na lateral direita. É nessa aba que iremos trabalhar. No topo dela vê-se os passos, que são 6 no total.




O primeiro passo é definir a unidade de medida (1), mm ou polegadas, e depois informar a dimensão da placa (2), atribuindo sua largura (Width(X)), comprimento (Height(Y)) e espessura (Thickness(Z)). Note que a placa se modificará ao tamanho especificado. Após isso selecione a origem das coordenadas XY (3). A ultima etapa (4*) é escolher um faceamento de topo, geralmente desnecessário. Caso seja necessário habilite a caixa Mill flat surface daí, escolha a ferramenta, a folga pós-corte, a profundidade de corte(Z) e o feedrate. Após isso, clique em Next.




O segundo passo começa com o upload do arquivo que contém as trilhas (.TOP). Observe que o layout é importado para a placa do meio da tela e as áreas em verde são as trilhas. Caso as trilhas não apareçam em verde, carreque o arquivo novamente com a opção Load inverted marcada. Depois disso, escolha o offset, deslocamento em relação à origem, para posicionar o layout, algo entre 1 e 3 mm.




Então escolha quantos passes laterais serão dados (Count), depois escolha a ferramenta, há algumas dísponíveis no site. Provavelmente será necessário usar a opção Custom. Caso tenha escolhido a opção custom, informe o diâmetro da ferramenta (Tip diameter), o ângulo de ponta (Angle), e a profundidade de corte (Depth(Z)), que fica usualmente na faixa de 0.05 a 0.1, e a distância para compensação de ferramenta (Distance), que desloca a 1ª linha de corte em relação à trilha desenhada no arquivo .TOP, um valor usual é utilizar em torno de 85% do diâmetro da ponta da ferramenta. Caso tenha escolhido contornos extras (Count), informe o avanço lateral (Step). Por ultimo informe o feedrate (algo entre 5 e 12 mm/s) e clique em Next.




O terceiro passo é a furação (se a placa não tiver furos clique em Next). Carregue o arquivo .dri e escolha a broca. Verifique que o offset desse passo seja igual ao do passo 2. Há três diâmetros de broca, 0.8, 0.9 e 1 mm. Informe a profundidade de corte (Depth(Z) um bom valor é a espessura da placa + 0.5mm) e por último a velocidade de descida da ferramenta (Plunge rate), algo entre 1 e 2mm/s. Após isso, clique em Next.




O quarto passo gera o corte do contorno, ele é opcional. Para realizá-lo marque a caixa Generate Outline Cut. Depois selecione o Offset, a largura e o comprimento do contorno. Então escolha a fresa, há 5 fresas pré carregadas, 1/8", 1/4", 2mm, 3mm e 6mm. Caso seja necessário escolher a ferramenta customizada, escolha Custom e informe o diâmetro da fresa. Então informe a profundidade de corte (é um bom valor a espessura da placa + 0.1mm), por último informe o feedrate (algo entre 5 e 12 é usual). Verifique se a ferramenta não irá cortar parte do circuito, se necessário troque a ferramenta ou mude a dimensão da placa, se tudo estiver certo clique em Next.




O quinto passo é opcional, e se refere à criação de hatches. Para habilitar marque a caixa Generate hatches e informe a ferramenta, há 8 fresas de acabamento já cadastradas e NÃO há opção Custom. Então, informe a profundidade de corte (Depth(Z)), um bom valor é o mesmo utilizado no corte das trilhas. Por fim, informe o feedrate, algo entre 5 e 12 mm/s. Clique em Next.




O último passo define a altura de segurança (Safe height(Z)), algo maior que 5, costuma ser usual; a velocidade de avanço rápido(Rapid move rate) que tem por padrão 50mm/s; e a extensão de arquivo a ser exportada com o código. UTILIZE .TXT!

Agora clique em Generate. Um arquivo .rar será disponibilizado para download com os códigos, além de uma estimativa de tempo para a usinagem. Extraia-os para uma pasta e abra-os.




Confira se o sistema de coordenadas é o mesmo que você irá utilizar, o padrão do código é G54. Confira depois se você irá utilizar compensação de ferramenta, por padrão o código desliga a compensação com G40 no início do programa. Verifique também o acionamento do spindle, por padrão o programa liga o spindle por M03, que NÃO funciona para esta fresa! Substitua esse comando por M04 e não é necessário informar a velocidade de rotação já que o controle de velocidade é externo ao programa.




AJUDA ADICIONAL


Em caso de dúvidas extras do site, há um link de ajuda (Howto) no canto inferior direito da tela.

bottom of page