top of page

Usando o Ultra Librarian Reader para exportar Footprints

Durante os desenvolvimento dos projetos de circuitos eletrônicos, já deparamos com a situação na qual estávamos trabalhando com um novo Part Number, que possuia um novo tipo de encapsulamento nunca utilizado, e o prazo para a finalização e a entrega do protótipo era bastante apertado. Bom, nessas horas não há muito o que fazer. Todavia, antes de começar a desenhar seu footprint "do zero", algumas opções podem ser analisadas, conforme trataremos a seguir.


A primeira ideia que passa pela cabeça é utilizar um footprint de um componente diferente. Desde que tenha o mesmo case, tudo pode funcionar perfeitamente; outras vezes, tentamos adaptar o footprint, modificando a distância entre os pads, adicionando terminais para mais pinos, colocando áreas de dissipação, etc. O mais comum é procurar a biblioteca do componente em fóruns ou em sites de eletrônica, nos quais vários projetistas disponibilizam as libs diretamente para seu software CAD. Entretanto, você dependeria de terceiros e teria que confiar na procedência da lib.


Outra opção é buscar uma lib diretamente no fabricante do CAD. Utilizamos o CadSoft EAGLE PCB Design, no qual muitas libs podem ser puxadas de dentro do site abaixo.


Ainda assim, podem existir casos nos quais nenhuma das tentativas anteriores é bem sucedida.


Pensando nessas dificuldades, a Accelerate Designs, criou o programa Ultra Librarian, que gera um banco de bibliotecas com footprints e desenhos 3D de componentes eletrônicos de vários fabricantes. No software, o arquivo pode ser exportado como biblioteca para muitos programas CAD, como o Orcad, o Altium, o Eagle, o PCAD, etc. O site da Accelerate Designs pode ser conferido no link abaixo.



Embora o Ultra Librarian seja um programa pago, a Accelerate Designs disponibiliza uma versão freeware, o Ultra Librarian Reader, para visualização dos componentes. Nessa versão, podemos abrir arquivos do tipo .bxl e exportá-los como bibliotecas para o nosso software CAD. Muitos fabricantes como o Microchip, o Analog Devices, o National Semiconductor, o Texas Instruments, o Renesas, entre outros, já disponibilizam muitos arquivos em formato .bxl para serem puxados dentro dos seus próprios sites. O link para o download do programa para Windows 7 (já testado) segue abaixo.



Estudo de Caso.


Vamos tomar o exemplo de um componente como o PN ADG732BCPZ, da Analog Devices (folha de dados), cujo encapsulamento é mostrado na Figura 1.


Figura 1: Imagem do encapsulamento LFCSP de 48 pinos (Analog Devices).


Em seguida, devemos procurar pelo arquivo .bxl no site do fabricante. No link abaixo, inserimos o PN em Symbol search. Observe que no próprio site da Analog Devices, como mostra a Figura 2, conseguimos puxar o programa Ultra Librarian Reader.


Figura 2: Symbol Search do site da Analog Devices.


Após a busca no site, temos o retorno dos arquivos, como é visto na Figura 3.


Figura 3: Arquivos encontrados pelo site.


Então, baixamos a versão escolhida para o nosso PN, nesse caso o ADG732BCPZ.bxl.


Agora, podemos importar o arquivo dentro do Ultra Librarian Reader para poder exportá-lo para nosso CAD de preferência. Nesse exemplo da Figura 4, utilizamos o Eagle, versão 6.4.


Figura 4: Imagem do Ultra Libraryan REader, onde o footprint do componente é visualizado.


Clicando em Load Data, carregamos o arquivo .bxl selecionando a pasta na qual ele foi salvo. Marcamos a opção do software CAD que iremos trabalhar e mandamos exportá-lo clicando em Export to Select Tools. O programa criará os arquivos necessários para fazermos nossa lib dentro do Eagle.

Com os arquivos exportados, abrimos a pasta onde o ULR foi instalado.

No nosso caso, dentro da pasta, temos o caminho


C:\UltraLibrarian\Library\Exported\Eagle\2016-03-11_17-03-47 (data e hora que o arquivo foi criado).


Então, verificamos o arquivo de script 2016-03-11_17-03-47_LibraryLibrary.scr e o arquivo readme.txt. Esse readme.txt trás as instruções para transformar o script .scr em uma biblioteca do Eagle. Seguem abaixo as instruções do arquivo.


To import your new library into Eagle:


1. Start Eagle.

2. Select File -> New -> Library from the menu.

3. In the blank library window, select File -> Execute Script from the menu.

5. Browse to your newly exported Eagle Script file (".scr" file extension)

6. After opening the file, the script will populate the new library.

7. Use File -> Save (or Save As..) to save the library to the desired location in Eagle native format.


Uma vez criada a biblioteca, entramos no Eagle e deixamos ela ativa para ser usada no programa, como é feito na Figura 5.


Figura 5: Ativando a nova biblioteca para usar no Eagle.


E pronto, sua lib está adicionada e o PN pode ser utilizado dentro do projeto.




bottom of page