Quantas vezes já aconteceu de você precisar montar um “Schematic” no Eagle e não encontrar um componente desejado? Então nesse tutorial vamos explicar como fazer o seu próprio componente no Eagle.
A criação de um novo componente no Eagle é composta por três passos. A criação dos arquivos “Device”, “Package” e “Symbol”. Para isso é necessário criar uma nova biblioteca ou utilizar uma biblioteca existente. Para criar uma nova biblioteca clique em File>New>Library. Salve-a com o nome que quiser. Iremos nomear a nova biblioteca com o nome do site.
Figura 1
Irá se abrir uma janela com um espaço em branco. No alto da tela você irá encontrar três botões com os nomes “Device”, “Package” e “Symbol”. Um “Device” é a correlação do “Package” com o “Symbol”, então a criação do “Device” é o último passo. Iremos começar pela criação do “Package”, mas se preferir pode começar pela criação do “Symbol”. A ordem não importa. O que importa é a criação desses dois arquivos para a criação do “Device”. Neste tutorial iremos usar como exemplo o LED Luxeon 3535.
Figura 2
Criação do “Package”
Clique no botão “Package”. Este arquivo é o dispositivo utilizado na criação do “Board”. No campo “Name”, digite o nome do dispositivo e aperte enter.
Figura 3
Figura 4
Irá se abrir uma nova janela. É o espaço de criação do “Package”. Na barra de ferramentas lateral, clique em “Wire” e desenhe um retângulo qualquer com o “Layer tDocu” sem se preocupar com medidas.
Figura 5
Figura 6
Figura 7
Agora abra o datasheet do componente e vá até dimensões mecânicas. Guarde as medidas do componente. Na barra de ferramentas, clique em “Info” e clique em um dos lados do retângulo que você desenhou.
Figura 8
Figura 9
“Opa! Que medidas são essas?” O Eagle está trabalhando em polegadas. Será necessário mudar a unidade para milímetros. Clique em “View”> “Grid...” Mude a unidade para milímetros. Iremos colocar 1mm de espaçamento por que fica mais fácil de trabalhar. Clique em “Info” novamente e no mesmo lado do retângulo.
Figura 10
Figura 11
Figura 12
“Ah, Agora sim!” Como queremos a imagem centralizada as coordenadas vão ficar como na figura 12. Se seu desenho ficar estranho isso significa que você não escolheu o mesmo lado que nós. Então você precisará fazer alguns cálculos para chegar nas coordenadas corretas. Agora Clique em “Info” e no lado oposto ao escolhido antes. Utilize as coordenadas da figura 13.
Figura 13
Figura 14
O próximo passo é posicionar os pads. Na barra de ferramentas, clique em SMD. Na caixa “Size” no alto da tela, digite o tamanho do pad. Nesse caso, como pode ser visto no datasheet, o pad tem 2.6x0.8. Agora coloque os pads dentro do retângulo.
Figura 15
Figura 16
Figura 17
Agora vamos posicionar corretamente os pads. Para isso, clique em “Info” e clique no pad de cima. Segundo o datasheet, o pad de cima é o catodo. Então vamos renomear esse pad de CAT (de catodo). Em “Position”, digite a coordenada referente ao centro do pad. No nosso caso será (0,1.15). Faça o mesmo para o pad de baixo, mas renomeando-o de ANO (de anodo) e posicionando-o em (0,-1.15).
Figura 18
Figura 19
Com o “Layer tPlace”, desenhe outro retângulo, mas dessa vez com um chanfro. Para esse retângulo utilize coordenadas de forma que a linha diagonal do chanfro não sobreponha o pad. “Mas esses layers estão muito parecidos!!”. Para diferencia-los basta mudar a cor de um dos layers. Clique em “Layer settings...” clique duas vezes no Layer 21. As propriedades do Layer irão se abrir. Agora é só clicar no quadrado do lado de “Color” e escolher uma cor nova para o seu “Layer”.
Figura 20
Figura 21
Figura 22
Figura 23
Figura 24
O “Package” está quase completo. Só precisamos colocar as “Tags” “>Name” e “>Value” com os “Layers” “Names” e “Values” respectivamente. Clique no botão “Text”. Na janela que irá se abrir digite “>Name” e aperte enter. Não se esqueça de usar o “Layer” respectivo. Faça o mesmo para o “>Value”. Depois posicione os “Tags” da maneira que achar melhor. Salve o seu progresso.
Figura 25
Figura 26
Figura 27
Figura 28
Criação do “Symbol”
Clique em “Symbol”. Este arquivo é o símbolo utilizado na criação do “Schematic”. No campo “Name” coloque o nome do dispositivo. “Mas espere um pouco... O símbolo para LED é sempre igual em qualquer ‘Schematic’ que você faça, não é?” Exatamente! E é por isso que em uma biblioteca de LED basta um “Symbol”, a menos que haja um LED que não seja o convencional. A biblioteca que estamos utilizando já contém um “Symbol” para LEDs, então vamos criar um “Symbol” apenas para a explicação desse tutorial.
Figura 29
Figura 30
Irá se abrir uma janela com um espaço em branco. Clique em “Wire” e desenhe alguma coisa parecida com a imagem 33. “Não está nada parecido com o símbolo de um LED...” É porque não está com as medidas corretas. Então, salve e vamos dar uma olhada em um exemplo.
Figura 31
Figura 32
Figura 33
Abrindo um “Symbol” utilizado em um LED convencional e vendo as informações do desenho, vemos as coordenadas usadas para desenha-lo. Mas essas medidas vão ser um pouco complicadas para guardar e podem facilitar o erro. Então vamos mudar a unidade para mil. Repare que estamos falando de mil e não milímetros.
Figura 34
Figura 35
Figura 36
Figura 37
Veja que o lado do triangulo maior vai de (0,-100) até (-50,0). Então sabemos que a base do triangulo tem 100mil e que a altura e a linha na ponta do triangulo também são de 100mil. Guarde as coordenadas das setas também.
Figura 38
Figura 39
Figura 40
Figura 41
Figura 42
Figura 43
Figura 44
Voltando ao nosso desenho, Vamos colocar as coordenadas corretas para o triangulo maior.
Figura 45
Figura 46
Figura 47
Figura 48
Para desenhar as setas, comece desenhando duas retas diagonais com “Width” 6, e aproveite para desenhar uma reta no centro do triangulo. Coloque as retas diagonais nas coordenadas corretas.
Figura 49
Figura 50
Figura 51
Para desenhar os triângulos das setas utilizaremos a ferramenta “Polygon”. Desenhe dois triângulos como na figura 53. Coloque-os nas coordenadas mostradas nas figuras 54 a 57.
Figura 52
Figura 53
Figura 54
Figura 55
Figura 56
Figura 57
O passo seguinte é colocar os pinos do LED. Clique no botão “Pin”. No alto da tela clique na opção “Short” e posicione os dois pinos do LED. Renomeie os pinos para diferencia-los. Vamos renomea-los de CAT (de catodo) e ANO (de anodo). Também mude a opção “Direction” para “pas”. Preste atenção para não inverter os pinos.
Figura 58
Figura 59
Figura 60
Figura 61
Figura 62
Figura 63
“Pronto! Agora está bom.” Não! Ainda falta os “tags”. Vamos lá. Clique no Botão “Text” e escreva “>Name”. “Opa! O ‘Layer’ está errado.” Clique com a roda do mouse em qualquer lugar da tela de trabalho. Assim que a janela “Layer” se abrir, selecione o “Layer” correto. Posicione o “Tag” da maneira que achar melhor. Se quiser, pressione “Alt” no teclado e movimente o “Tag” com um ajuste fino. Faça o mesmo para o “Tag” “>Value”. Salve o que foi feito até aqui.
Figura 64
Figura 65
Figura 66
Figura 67
Figura 68
Figura 69
Criação do “Device”
Clique no botão “Device”, digite o nome do componente no campo “New” (Luxeon-3535) e aperte enter. Como dito antes, essa parte é a correlação do “Package” e do “Symbol”. Por esse motivo, a janela de trabalho é composta por duas partes. A parte do “Package” (Figura 72) e a parte do “Symbol” (Figura 73).
Figura 70
Figura 71
Figura 72
Figura 73
Figura 74
Vamos começar colocando o “Symbol” na área de trabalho. Clique no botão “Add” e selecione o “Symbol” que foi criado anteriormente. Coloque-o no centro da área de trabalho.
Figura 75
Figura 76
Figura 77
Agora, vamos selecionar o “Package”. Clique no botão “New” e selecione o Package criado por você. Antes de apertar enter, Digite um nome diferente no campo “Variant Name”. Repare que apareceu uma bolinha amarela com um ponto de exclamação. Isso significa que os pinos do “Package” não estão ligados com os pinos do “Symbol”. Clique em “Connect” ou clique duas vezes no dispositivo.
Figura 78
Figura 79
Figura 80
A janela “Connect” irá se abrir. Conecte os pinos com os “pads” da seguinte forma: Selecione o pino, selecione o “pad” correspondente e clique no botão “Connect” ou selecione o pino e clique duas vezes no pad correspondente. O Resultado deve ser parecido com a figura 81.
Figura 81
Figura 82
Se quiser, pode criar uma descrição para o seu componente. Nao se esqueça de salvar o que você fez.
Estando tudo isso feito, você terá um dispositivo em sua biblioteca pronto para ser usado.